terça-feira, 24 de março de 2009

Dúvida



Eu creio que Capitolina não traiu Bento. Creio que, na verdade, ele que seja o verdadeiro traidor. Admite já ter pensando de formas diferentes em Sancha e também outras mulheres. Não há motivos para se acreditar que apenas pelo fato de Ezequiel imitar os trejeitos de Escobar e os olhares de Capitu para o mesmo, difunto, sejam motivos concretos de traição. Bentinho Santiago que sempre foi mimado e nunca gostou que seus desejos fossem renegados. Com isso, criou todo um mundo paralelo para si mesmo. Eu até gostava dele quando criança, mas depois da passagem, ele passou a ser um homem com características muito mais afloradas.

Bem feito. Acabou sozinho no Engenho Novo. Bentinho, como muitos outros por aqui, poderiam ter tudo, mas escolheram não ter nada, por pura molecagem.

"Dom Casmurro", um livro que mostra-nos que não temos respostas para tudo. E que não há elemento mais subjetivo e intrigante que o amor.

4 comentários:

Tom Coyot disse...

A capitu é um aputinha dissimulada. O pior é que todos acreditam nela!!!

Larissa Nazareth disse...

Eu também acho que ela não o traiu, acho que todas as evidencias que são apresentadas são insuficientes e subjetivas demais pra se afirmar alguma coisa.

Anônimo disse...

Falou e disse no post colega...

bom, nunca saberemos se Capitu traiu ou não traiu Bentinho!!!
O lance de Machado é esse... a dúvida sempre vai pairar no ar!!!

Eu amo a E.Y. disse...

Meu camarada, na minha opinião, não há a mínima dúvida: Capitu traiu bentinho.

Note que tem uma passagem em que a Capitu passa uns dias na casa do Escobar co ma desculpa de cuidar da esposa dele, que estava doente (esqueci o nome dela).

Para mim isso é a deixa para justificar a traição.

abraço!