domingo, 26 de julho de 2009

El pueblo y la lucha


A minha opinião sobre o golpe de Estado ocorrido em Honduras, em 25 de junho de 2009, e suas consequentes consequências, é tão complexa e truncada, que prefiro deixá-la em meu pensamento e trabalhá-la lá dentro para, possivelmente, um dia vir aqui e expô-la para quem quiser saber sobre.


Vamos parar para pensar pragmaticamente (ok, acabei de dizer que nada comentaria, mas estou começando uma dissertação). A Constituição hondurenha proibe reeleições. O que Zelaya quis era ter o direito de se candidatar uma reeleição. Os militares o depuseram por isso. Mas vamos ver uma situação que não aconteceu muito longe do Brasil. Aqui mesmo, ao fim do primeiro mandato do presidente da República Fernando Henrique Cardoso, foi feita a mesma coisa. No Brasil, não se podiam haver reeleições. Mas ele foi lá e mudou, justamente para se reeleger. Nem por isso um segundo golpe foi dado no nosso país. Sendo assim, creio que foi disproporcional a atitude dos militares.


Por outro lado, essa coisa toda que o Zelaya está fazendo agora me passa uma impressão deveras popularesca e ridícula (aquele chapéu de cowboy é muito tosco). Parece que ele está fazendo de tudo um verdadeiro circo, contando com o apoio geral internacional. Tudo bem que eu creio que seja correto o discordamento do golpe, mas também não sei se Zelaya está fazendo as coisas tão certas assim, não sei.


Concluindo, vejo que, para Honduras, o destino é apenas um. Tornar-se uma Cuba ou uma Venezuela. Ou a ditadura interminável, estagnada economicamente e parada no tempo; ou um país sem liberdades e com um popularismo intrínseco, com eleições meramente de fachada, que elegem sempre os mesmos.


Não sei se fui muito claro, mas como já havia afirmado anteriormente, minha opinião sobre tudo é muito complexa.

2 comentários:

Nat Tigres brancos disse...

Eu acho o seguinte vou falar pela parte em que vc incluíu o brasil
Talvez se naum tiversse reeleção naum teria essa briga mas atitude dos militares foi um tanto agressiva demais
( eu acho)

Mortícia

EVIDENCE SEDUÇÃO disse...

Olá!..adorei seu blog. Estarei sempre por aqui.Posso colocar nos meus favoritos? Passa lá no meu tb.Acabei de faze-lo,deixe um recado lá..huahau bjos

Quênia

www.psiqueniagirassol.blogspot.com