segunda-feira, 22 de junho de 2009

Problemas do Orkut, Utilidade do Twitter, Relevância do Gilberto


Primeiramente, eu só gostaria de fazer alguns comentários sobre redes sociais de que faço parte. A mais antiga delas, e também a mais difundida no Brasil, a que pertenço, está de sacanagem comigo. O Orkut de tempos para cá está me impedindo de executar várias funções. Por exemplo: tudo começou quando eu não estava conseguindo enviar comentários em tópicos de comunidades; aparecia que o aplicativo não estava disponível no momento. Segundo uma rápida pesquisa, percebi ou apenas tive a sensação de que esse problema só estava acontecendo comigo. Depois, deparei-me com o sumisso repentino do link que remetia ao meu Blog, que se encontrava alocado no perfil do meu Orkut. Ele sumiu de lá e ficou em seu lugar [content supressed]. Mais depois de um tempinho, graças a Deus tudo voltou ao normal.


Aparentemente, pois hoje descobri que eu não estou habilitado para mandar scraps! Scraps! Algo de mais básico dentro do Orkut e essencial para a vivência e permanência no mesmo! Como sobreviverei sem ele?! Ainda bem que ainda me delegaram a possibilidade do depoimento, então tudo que deverá ser mandado de agora em diante será através dele. Mas espero que tudo volte ao normal, o mais rapidamente possível, antes que eu pratique o ato mais impensado de todos: o orkuticídio.


***


Já afirmei algumas vezes da minha incompreensão em relação à utilidade do Twitter. Achava que a capa dada pela "Época" a ele era algo de muito precipitado, no mínimo, e aqui no Brasil não via muita mobilidade diante de tal comunidade social. Apesar de tudo, agora que eu estou seguindo o canal de televisão estadunidense CNN, o ator Ashton Kutcher, a apresentadora Oprah Winfrey, a revista "Época" e a Patrícia Kogut, tudo está ficando um pouquinho mais divertido.


***


Em 2009, completa-se os 40 anos do início do movimento de emancipação dos direitos civis dos homossexuais. Tudo começou em 28 de junho de 1969, Nova York, com a Rebelião de Stonewall. Um bar, frequentado majoritariamente por gays, foi o palco do início da revolta, que envolveu a polícia de NY. Stonewall foi um marco por ter sido a primeira vez que um grande número de pessoas se uniu para resistir aos maus tratos da polícia para com a comunidade GLBT, e é hoje considerado como o evento que deu origem aos movimentos de celebração do orgulho gay.


Unindo-se isso à Parada Gay de São Paulo, que reuniu mais de 3 milhões de pessoas e é hoje considerada a maior de todo o mundo, onde ocorreram eventos lamentáveis como agressões físicas e uma bomba no Largo do Arouche, matando uma pessoa, o jornal "O Globo" convidou Antonio Quinet, psicanalista e doutor em filosofia, para mostrar que o homoterrorismo ainda é muito presente na sociedade.


Além de seu relato, o jornal dá espaço ainda para João Ximenes Braga escrever "A revolta dos perdigotos" e Gilberto Scofield Jr. "Bambi na selva".


João é colunista sábado sim, sábado não, no caderno "Ela" e Scofield Jr. é correspondente internacional, pelo jornal, em Washington, já tendo ocupado o cargo em Pequim por mais de 4 anos.


O que me surpreendeu foi o depoimento de Gilberto, que assumiu ser homossexual. Eu, pessoalmente, sempre o considerei como um dos melhores correspondentes internacionais do jornalismo brasileiro, juntamente com Pedro Bial - para quem não sabe ou não se lembra, Bial foi consagrado por grandes coberturas, como a queda do Muro de Berlim, em 8 de novembro de 1989, para a rede Globo.


Já gostava do trabalho dele e agora gosto mais dele como pessoa, por ter tido a honestidade e coragem de se assumir e por estar lutando por maiores direitos, tanto para ele e seu companheiro, como para a sociedade em geral.


A íntegra da página Logo - http://oglobo.globo.com/blogs/logo/

Um comentário:

MKT Fic disse...

Parabens pelo blog