domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval, em Paracambi


Como deve ser passar o Carnaval em uma cidade do interior do Rio de Janeiro? Primeiro que "cidade do interior" já lembra São Paulo e Minas Gerais, então uma "cidade do interior" do Rio é mais uma "cidade do interior" fake. Mas pois bem, fazer uma viagem onde não se precisa pegar nem ônibus na rodoviária e nem avião, é bem interessante. Para Paracambi, fui de trem, a parcos três reais e setenta centavos, passando por todas as estações possíveis e imagináveis. Primeiramente, fui de metrô, depois peguei a integração com o trem. Só havia andado uma única vez nesse transporte em minha vida, no ano de 2002, em Portugal. Fiz uma viagem de umas três horas, da cidade do Porto até a cidade de Lisboa. Como já era de se esperar, então, o trem daqui é bem diferente que o trem de lá: as pessoas vendem coisas dentro dele e caminham correndo, desesperadas, entre os trilhos, até alcançarem os vagões desejados (adivinhem de qual dos países menciono?)

Já na cidade de destino, em apenas dois, três dias, passei ao lado, estando eu compartilhando da mesma festa que ele, do prefeito. Aonde que em uma cidade grande um cidadão comum consegue estar ao lado, tão facilmente, de um prefeito? Apenas em Paracambi.

Eu continuo depois, porque já é tarde e tem gente querendo usar o computador.

Beijos e abraços sem ter fim.

***

O carnaval em Paracambi não acabou muito bem, eu acho.

Nenhum comentário: