sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Biscoito Fino lança este mês DVD em homenagem aos 50 anos de "O cavalinho azul"

Peça de Maria Clara Machado já virou filme, ópera e livro, agora chegando ao público como meio de preservação do passado cultural e visando a valorização do teatro e literatura infanto-juvenis




(Capa do DVD em homenagem aos 50 anos de "O cavalinho azul")


A Biscoito Fino, gravadora carioca no mercado desde 2001, em outubro lançará DVD pela comemoração do aniversário de 50 anos da primeira encenação da peça "O cavalinho azul", escrita e dirigida por Maria Clara Machado, considerada a maior dramaturga infantil brasileira. Fundadora do Teatro Tablado, uma das principais escolas de teatro nacional, faleceu de câncer há nove anos, mas deixou um legado vastíssimo de peças e livros ao longo de 80 anos de vida. Visando este legado que a Biscoito Fino presenteia seus ouvintes com trabalho de pesquisa e documentação primorosos, confirmando sua posição de vanguarda no incentivo às artes e ao reconhecimento de sua potencialidade no desenvolvimento de crianças e adultos.


Tendo recebido excelentes críticas na época de sua estreia, a peça, narrada por João de Deus, conta a história de Vicente, criança de origem pobre que vê em seu pangaré um belo cavalo azul, capaz de muitas peripécias e extravagâncias. Apesar de tudo, em consequência das dificuldades de vida da família, o cavalo é vendido, o que faz com que o garoto corra o mundo atrás de seu melhor amigo. Nessa busca, Vicente se depara com ambientes diferentes, onde passa por dificuldades e aventuras, mas não perdendo nunca seu intuito de reencontrar seu idealizado cavalo azul perdido. Peça infantil em um primeiro momento, Maria Clara Machado consegue alcançar crianças e adultos, já que o objetivo de ir atrás do que se ama e do que se acredita norteie o passar dos anos de alguém em qualquer idade.


(Fotografia da primeira montagem da peça, em 1960, no Teatro Tablado - RJ)

Manuel Bandeira, em sua coluna no "Jornal do Brasil", em 1960, afirmou que "Sonho e realidade, o sonho do menino, a realidade dos adultos sem resquício mais de infância, o circo e a cidade, chocam-se, combatem-se musicalmente nessa história fantástica, e naturalmente a vitória cabe à infância, à imaginação, ao sonho. Fica-se comovido. Eu fiquei comovido." Ao longo dos anos, recebeu adaptação para o cinema (dirigido por Eduardo Escorel, em 1984, com Joana Fomm, Erasmo Carlos e a própria Maria Clara Machado no elenco), para a ópera (músicas e libreto do maestro Tim Rescala, em 1991), fora outras encenações oficiais (em 1966, 1979, 1990, 2009 e 2010, atualmente no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea) e livro. Considerada pela revista "Veja" a melhor peça infanto-juvenil de 2009-2010, sua última montagem tem direção geral de Cacá Mourthé. Nesse sincretismo de plataformas de projeção e de sentimentos, vários estudos acadêmicos já foram feitos, tanto sobre a peça especificamente, quanto sobre sua autora, como, por exemplo, "Interfaces midiáticas: do teatro ao cinema, em 'O cavalinho azul', de Maria Clara Machado", da Universidade de Marília.

Portanto, para que o legado de autora tão relevante no área cultural não seja esquecido, e aproveitando os 50 anos de estreia da peça, a Biscoito Fino pretende com este seu novo projeto levar aos adultos e crianças (e as crianças que coabitam os adultos) um feito primoroso, com depoimentos, extras e homenagens à arte que se inicia na infância. Principalmente, confirmando sua posição de vanguarda, a Biscoito Fino tenta mudar este cenário lamentável de esquecimento e renegação do produto nacional, que resvala e tem suas principais consequências no que se faz voltado em primeiro momento a um público infanto-juvenil.

Abaixo, segue entrevista feita pelo jornalista Sidney Rezende, contida no DVD, onde vê-se nitidamente o engajamento político e socio-cultural de Maria Clara Machado, que teve o privilégio de valorizar as crianças, para que estas sigam suas vidas com uma visão de mundo muito mais ampla que a tida por muitos adultos.






(Entrevista de Maria Clara Machado dada ao jornalista Sidney Rezende)


"Quando levamos o teatro para a criança, somos apenas aqueles que estão abrindo o caminho, o caminho que vai do sonho à realidade. Estamos criando, através da arte e a partir do maravilhoso, a oportunidade do menino sentir que a vida pode ser bonita, feia, misteriosa, clara, escura, feita de sonhos e realidades." Maria Clara Machado


(Fotografia de Maria Clara Machado)

Nenhum comentário: