sábado, 26 de novembro de 2011

Humor de internet / Humor de jornal popular


O jornal “Meia Hora de Notícias”, do mesmo grupo empresarial que edita o jornal “O Dia”, vem alcançado, nos últimos dois anos, grande audiência por parte da mídia considerada tradicional e destinada a um público majoritariamente das classes econômico-sociais A e B. Este periódico é de formato tabloide e custa R$ 0,70 de segunda-feira ao sábado e R$ 1,40 aos domingos. Segundo pesquisa do estudante Pedro de Figueiredo (ECO/UFRJ) e da professora doutora Cristina Rego Monteiro (ECO/UFRJ), o maior consumidor deste jornal vem da classe C, com 60% da fatia de compras em bancas, em análise feita entre os dias 29 de março e 04 de abril de 2010. ¹ Portanto, a partir de definição admitida pela mídia e pela comunidade acadêmica, ele é tido como um “jornal popular”. Utilizando o slogan “Nunca foi tão fácil ler jornal”, ele é mais conhecido apenas por “Meia Hora” (MH) e passou a receber a atenção dos outros veículos de comunicação a partir de manchetes como “Luana não tem mais dado (no lugar da palavra 'dado', a fotografia do rosto do ator e ex-namorado da atriz, Dado Dolabela) em casa”. Sob esta tônica humorística e concentrando suas vendas em bancas de jornal espalhadas em pontos de grande fluxo da cidade do Rio de Janeiro, o periódico foi alcançando grandes vendagens. Com isso, para fazer concorrência, as Organizações Globo lançaram o jornal “Expresso da Informação”, em 2006, um ano depois do início do “Meia Hora”. O “MH” vende cerca de três vezes mais que o vendido pelo “Expresso”¹, valendo-lhe matéria de prestígio na revista “piau픲 (edição 28), estatisticamente de amplo consumo classe A.

É neste cenário de atenção da mídia e das replicações das manchetes bem humoradas, irônicas e icônicas do “MH” por toda a internet que se pretende debater o real papel deste jornal dentro do contexto social supostamente considerado baixo e de conteúdo raso e medíocre da classe popular, esvaziado de contestação do noticiário político, econômico e internacional e repleto de sexualização, entretenimento medíocre e violência gratuita. Neste cenário, o grande pilar da ascensão midiática do “MH” foi, definitivamente, a internet acessada por jovens entre 10 e 30 anos de idade. Foi nela, por meio de blogs humorísticos como “Kibe Loco” e “Não Salvo”, que houve a transformação do periódico em “ícone” não do jornalismo, mas do humor jovem do início do século XXI. Esse espaço adquirido pelo “MH” nestes blogs deu-se, em suma, porque seus conteúdos são muito semelhantes. Estruturalmente, a construção e a dinâmica do humor produzido para a internet andam de mãos dadas ao humor que recheia as capas do “MH”. Deste modo, eles complementam-se e não são comparados necessariamente por tratarem de assuntos iguais, mas sim por tratarem as notícias de maneira igual. Portanto, chega-se então a uma questão, que será devidamente analisada durante o artigo e é a base para o problematização da função do jornal dito popular na sociedade.

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¹ Trabalho “Os novos jornais populares: análises de uma tendência”, apresentado em 14 de maio de 2010 no Intercom Sudeste 2010 – Intercom Júnior – DT1 – Jornalismo (Vitória – Espírito Santo)

² Revista “piauí”, edição 28, disponível em < http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-28/anais-da-imprensa/mulher-file-da-capile-a-reporter-nerd >

Como metodologia do trabalho, decidiu-se analisar uma semana completa (13 a 20 de novembro de 2011) das capas do “MH” – disponíveis no site do jornal¹ e apresentadas no apêndice do artigo – e também todos os posts publicados durante o período no blog “Kibe Loco”², um dos mais antigos e tradicionais da internet brasileira. Tendo em vista que estes blogs de humor são consumidos por uma maioria jovem e com condição financeira de possuir um computador em casa e banda larga, além de se proporem a fazer humor de uma realidade oriunda das camadas inferiores do povo (por exemplo, fazer piada com a empregada doméstica nordestina que não consegue pronunciar corretamente a palavra “YouTube”), é de se perguntar como o modo de fazer humor dele é semelhante ao modo de fazer humor de um jornal que deveria representar a classe pelos blogs motivo de chacota. Será o jornal popular tão destinado assim à classe C e D? “Trata-se de produtos massivos porque são produzidos por grupos culturais relativamente pequenos e especializados, e são distribuídos a uma massa de consumidores” (SANTAELLA, 2007: 6) Será seu conteúdo tão decodificado e destituído de complexidade? Se um jornal com um conteúdo “x” voltado para um público classe C/D tem como contraste um blog também com conteúdo “x”, mas voltado para um público classe A/B, como isso interfere em suas produções? Como que a internet está envolvida neste contexto? Para responder a essas e outras perguntas, então, de início, serão demonstradas as impressões básicas percebidas através das comparações objetivas entre o blog e as capas do jornal, tendo como referências as análises do discurso linguístico polifônico de Mikhail Bakhtin e dos conceitos semiológicos de Roland Barthes e Thomas Moro Simpson. Em seguida, criticando teoricamente os conceitos delineados, Lucia Santaella e Umberto Eco serão os principais estudiosos.

Partindo da análise do jornal “Meia Hora”, entre os dias 13 e 20 de novembro a notícia que mais ganhou destaque em suas capas foram relacionadas à prisão do chefe do tráfico de drogas na Rocinha Antônio Bonfim Lopes, mais conhecido por “Nem”. Anterior ao período de análise, mas nem por isso menos relevante, uma capa muito repercutida do jornal foi a de 09 de novembro, em que vários disfarces eram dados à Nem, fazendo referência a sua intenção de despistar os policiais: “Nem Elvis, Nem Start, Nem-Mar, Nem Bieber...”, acompanhados de ilustrações que fazem referência às celebridades que estão ao lado do nome “Nem”. Já o blog “Não Salvo”³, em 03 de outubro, dedicou um post às 25 capas mais engraçadas até então do “MH”. A graça, então, era o próprio conteúdo do periódico, sem muita necessidade de comentários adjacentes. Capturado na noite de 09 de novembro, a capa do jornal de 11 de novembro vinha com um “chapéu”: “O Nem foi preso, mas se fosse o Enem teria vazado...” Esta frase foi muito replicada nas redes sociais e mencionada sem crédito pelo apresentador Bento Ribeiro no programa de maior audiência da MTV².

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¹ www.meiahora.com/capas

² www.kibeloco.com.br

³ www.naosalvo.com.br

** “Furo MTV” de 16/11/2011, disponível em http://mtv.uol.com.br/programas/furo/videos/integra-37

Das oito capas analisadas do jornal, todas fizeram referência a Nem. Em seis das oito capas, o traficante foi citado diretamente (13, 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro), sendo que destas seis vezes, Nem ocupou a manchete em cinco ocasiões. Em 15 e 14 de novembro, as capas mencionaram a ocupação pelo Estado da favela da Rocinha como um todo, não fazendo referência ao traficante. No entanto, em 15 de novembro, a manchete falou sobre o jogador Rolandinho Gaúcho, comentando a má fase do jogador no clube do Flamengo, fazendo assim uma brincadeira com a palavra “nem”: “Rocinha se livrou do Nem, o Flamengo não! – Nem brasileiro, Nem libertadores, Nem sul-americana”.

“A existência do significado indireto – em seus dois aspectos: sentido e denotação – é considerada uma irregularidade das linguagens naturais. Numa linguagem logicamente perfeita, pode-se fazer desaparecer a obliquidade (como diremos para nos referir à circunstância de ter denotação indireta), introduzindo-se nomes especiais para denotar os sentidos que outros nomes expressam.” (SIMPSON, 1976: 126)

Todas essas notícias eram acompanhadas de chapéus bem humorados, contendo frases como “Tá dominado, tá tudo dominado” (14 de novembro), “Jiripoca tá piando na Rocinha!” (13 de novembro), “Olha o cintão de couro dele!” etc. As manchetes e notícias de primeira página sobre Nem e a ocupação da Rocinha ganharam predominantemente um tratamento gráfico específico, recebendo o preto como cor de fundo. Em certos dias isto não ocorreu, pois não seria condizente com o humor que o “MH” estava pretendendo fazer. Ou seja, quando foram divulgadas fotos da namorada de Nem, Danúbia, em 16 de novembro pelo jornal, a capa foi tomada pelo rosa e por referências femininas, com o título “Bope pega álbum de amor da princesa de Nem”.

Em suma, constatou-se que, para fazer humor, o jornal se utiliza semioticamente tanto de recursos gráficos (13, 15, 16 e 19 de novembro) como das ambiguidade, intertextualidade e polissemia linguísticas. A interferência gráfica é percebida na utilização das cores para fazer referência ao violento e ao feminino, como também para produzir uma situação de humor. Por exemplo: em 13 de novembro, a notícia era “Nem: ‘Não vou pro inferno’”. Um diabinho desenhado é posto ao seu lado, então, dizendo: “Vem, sim, Neném!”. Já a questão linguística é encontrada quando são feitas brincadeiras com o nome “Nem”, como ocorrido em 15, 13 e 19 de novembro. São criados, portanto, novos e expandidos sentidos aos enunciados (SIMPSON, 1976: 25). O humor não foi utilizado, durante o período de uma semana de análise do jornal popular “Meia Hora”, apenas no dia em que a manchete foi o assassinato do filho do coreógrafo Carlinhos de Jesus.

Neste momento, passa-se a verificar o humor produzido no blog “Kibe Loco”, de responsabilidade do jornalista Antonio Pedro Tabet, que utiliza o slogan “A verdade é ácida e o kibe é cru”. O blog surgiu em 2002, sendo praticamente o único com quase dez anos de história na internet brasileira a ainda fazer sucesso. O início de sua ascensão foi um vídeo postado em 2004, onde William Bonner, apresentador do “Jornal Nacional”, da Rede Globo, na década de 1990 imitava o estilista Clodovil Hernandez¹. Diferentemente de outros blogs de humor contemporâneos como “Não Salvo”, “Bobagento”², “Ñ intendo”³, o “Kibe Loco” possui um grande acervo de postagens com imagens e suas manipulações, assim como postagens em que a linguagem verbal é o centro do humor. Já os demais são amplamente difundidos através, principalmente, de vídeos extraídos da internet e de “memes”. Sendo assim, entre os dias 13 de novembro e 20 de novembro de 2011, mesmo período em que o jornal “Meia Hora” foi analisado, constatou-se que o blog foi muito diversificado em seus assuntos, não se dedicando, como o jornal, apenas à questão noticiosa da Rocinha.

Vinte e sete foi o número total de posts do blog durante os oito dias de pesquisa (um em 13/11, quatro em 14/11, um em 15/11, três em 16/11, doze em 17/11, uma em 18/11, duas em 19/11 e três em 20/11). A maioria das postagens pode ser subdividida nas seguintes categorias: 1) “placas do Brasil”, onde fotografias de placas, letreiros, cartazes, restaurantes, banheiros etc. por todo o país, com erros gramaticais e engraçados pelo nonsense são divulgados; 2) “separados na maternidade”, onde pessoas conhecidas são contrastadas com outras da mídia, que possuem inusitadamente muitas semelhanças físicas entre si. Sobre as duas imagens, é sempre posto: “separados” por alguém. Por exemplo: a imagem de Marta Suplicy ao lado da imagem de Walter Mercado. O site inseriu sobre ambos: “Separados por um Supla” (17 de novembro); e 3) “notícias que irão mudar o mundo”, onde se encontram links para reportagens que provavelmente não lhe afetará em nada, mas que justamente por ser algo irrisório tornando-se notícia consegue o destaque do humor.

Fazendo humor para uma classe média da sociedade, o blog tem como matéria prima os casos dos erros gramaticais grotescos das placas espalhadas pelos recantos mais longínquos do Brasil e, consequentemente, menos abastados economicamente, como também os vídeo para rir têm como conteúdo de mendigos bêbados filmados dizendo coisas sem sentido a homossexuais “pão com ovo” fãs de cantoras como Beyoncé e Britney Spears. É sob esta audiência que o conteúdo do “Meia Hora” passou a ser utilizado pelos blogs. Os dois retroalimentam-se. Tanto o jornal utiliza a linguagem de “zoação”, como também o blog, sendo que a linguagem e o conteúdo do “Meia Hora” está sendo consumida pelos blogs de humor, redes sociais e programas jovens de televisão. Com isso, com as pesquisas quantitativas de venda do “Meia Hora” em bancas de jornal que demonstram que seu público majoritário é da classe C, passa-se a uma pergunta: e a audiência do periódico pela internet? Ela é, definitivamente, diferente da que o compra em bancas de jornal e o está agregando valor cultural. Ingerido pelos meios mais considerados pela grande mídia, o jornal está alcançando

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¹ Fonte: Wikipédia – Kibe Loco

² www.bobagento.com

³ www.naointendo.com.br

status social.

Com a velocidade da informação na internet, o “Meia Hora” não dá a notícia em si bruta, mas a analisa e a trabalha, produzindo discursos sobre ela e não apenas ela, pois é provável que todos já a conheçam na hora de o jornal ir para as bancas. A relação existente entre o “Meia Hora” e o “Kibe Loco” é de mídia e arte (humor e gráfica) convergindo com o adendo da tecnologia. Santaella considera uma “ArteMídia”. Nesta situação, seria o caso de considerar a “Tecno ArteMídia”.

A partir de um viés mais antropológico, considerar o refinamento do humor do jornal popular é entendê-lo a partir de uma lógica “integrada”, em contraste a uma lógica “apocalíptica” (ECO, 1979). Chamá-lo de pequeno, repleto de banalidades humorísticas e condicionado sob o tripé violência, entretenimento e sexualização é não enxergar seu conteúdo conservador dentro de suas páginas (FIGUEIREDO e MONTEIRO). Um artigo sobre o jornal popular, uma disciplina acadêmica sobre o jornal popular, já é uma tentativa de tirá-lo justamente do conceito banalizado de popular e alçá-lo a uma cultura mais “elevada”. Entretanto, considerá-lo “elevado” não quer dizer que ele não está sendo mais voltada para uma população de renda mais inferior. Além do mais, com a percepção de que há uma grande audiência na internet, é perceber que o jornal popular como veículo de massa está de fato massificado. “O universo das comunicações de massa é – reconheçamo-lo ou não – o nosso universo” (ECO, 1979: 11) O jornal popular é, em si, por Umberto Eco, o que ele chama de conceito fetiche (página 19). São nestas categorias que os críticos de delimitam a denegrir a cultura de massa e a considerá-la nula de sentido e significação. Para eles, os “massmedia” entregam a emoção já confeccionada, mas esta afirmativa é questionável justamente em casos como a subversão vivenciada pelo “Meia Hora”, com seu ápice na manchete sobre Luana Piovani e Dado Dolabela, nada simplória. O fato de outras classes o consumirem já é motivo para questionar esse esvaziamento e, por sua vez, perguntar-se se é válida a classificação da qualidade dos veículos de comunicação por meio de faixas econômicas.

Bibliografia

1. ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. Editora Perspectiva, 1979;

2. SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? Editoração Paulus, 2ª edição, 2007;

3. SIMPSON, Thomas Moro. Linguagem, realidade e significado. Editora da Universidade de São Paulo e Livraria Francisco Alves Editora, 1976;

4. Trabalho “Os novos jornais populares: análises de uma tendência”, apresentado em 14 de maio de 2010 no Intercom Sudeste 2010 – Intercom Júnior – DT1 – Jornalismo (Vitória – Espírito Santo)

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